Durante o estado novo Vargas criou o Departamento de Impresa e Propaganda (DIP) inicialmente sob a direção do jornalista Lourival Fontes.
Fechou o congresso nacional em 1937 instalou o estado novo e passou a governar com poderes ditatoriais. Sua forma de governo foi centralizadora e controladora .
Com o estado novo, as caricaturas do presidente foram substituídas pelas imagens criadas DIP incumbido de projetar a figura simbólica de Vargas "o pai dos pobres"
Estado novo passou a ter grandes empresas e participar da economia não só pôr meio do planejamento mas também como um investidor.
Nesse período os trabalhadores conquistarão:
Um salário mínimo capaz de satisfazer á todos,conseguiram também um dia de folga (aos domingos) entre muitas outras coisas.
Direitos a assistência medica conseguiram também proibir os menores de 14 anos a trabalhar e os de 16 não podem trabalhar no turno da noite.
Conseguiram que proibissem a diferença de salários entre os homens e as mulheres pagando a mesma quantia para os dois.
Ate ganharam férias anuais.
COMUNISTAS X INTEGRALISTAS Eram correntes políticas existente nessa época : o partido comunista do brasil (PCB), fundado em 1922.Proibido de funcionar livre mente passou a funcionar ilegalmente mas o PCB tinha cerca de dez mil simpatizantes chamados de ‘vermelhos’ seu líder era Luís Carlos Prestes.
A ação integralista brasileira liderada pôr Plínio salgado os integralistas ferrenhos ant comunista e adeptos das ideais fascistas eram chamados de ‘galinhas verdes’ pôr causa do seu uniforme.
O governo Vargas combateu os comunistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário